Somos uma instituição de caráter filantrópico e sem fins lucrativos. Nosso trabalho fundamenta-se na Declaração Universal dos Direitos Humanos, nos quatro Pilares para Educação propostos pela UNESCO, no Estatuto da Criança e do Adolescente, no Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente à Convivência Familiar e Comunitária e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, principalmente na superação dos problemas relacionados com a negligência, o abandono e a violência doméstica, uso de drogas, marginalização, exploração sexual, assim como, a perda de valores, a falta de identidade e de inclusão social, que levam à desagregação da família, atingindo de modo avassalador a crianças e adolescentes.

 

A nossa instituição foi fundada em 1989 por Maria de Fátima Sales Albuquerque, idealizadora e presidente, juntamente com um grupo de 11 amigos, mas somente em 1992 foi registrado como Fundação Espiritualista Cristã, passando depois para Associação – O Semeador.

 

Sou Fátima Sales  

Presidente

Semeador iniciou em minha residência no ano de 1989, com o objetivo de trabalhar com curas alternativas e unificação das religiões e da ciência, porém, somente em 1992 foi registrado como Fundação. As principais atividades eram: cromoterapia, renascimento, resgate de alma, terapia com cristais e argila, alinhamento de chakras e etc. Em 1995 fui convidada para trabalhar com saúde mental no bairro Pirambu, onde fui vice-presidente do projeto Quatro Varas na área de saúde mental. Implantei a massoterapia e seu valor na cura física emocional e mental junto com o resgate e o renascimento do indivíduo. Em seguida participei da Pastoral da Criança a nível nacional, ministrando cursos de massagens para os agentes voluntários da Pastoral da Criança em vários Estados do Brasil. Nesse tempo viajei pela França, Bélgica e Itália fazendo curas através de resgate da alma e alinhamento dos chakras.

 

Na França, a jornalista Éliane Contini, escreveu o livro Un psychiatre dans la favela (Um Psiquiatra na Favela), não publicado no Brasil, a obra fala do meu trabalho juntamente com um psiquiatra e outros profissionais. No período de 1999 a 2003 fui presidente do IPREDE (Instituto da Primeira Infância) em Fortaleza-Ce, após este período transformamos o Semeador em Associação, trabalhando com crianças de risco e desnutridas. Este trabalho contou com a colaboração imprescindível da Dra. Renata Jereissati, assim como com ajuda do IPREDE e de seus colaboradores. Posteriormente tivemos o apoio da Escola Vila com suporte pedagógico e   da Casa Brazil através da doação de alimentos para as crianças do Semeador. Inicialmente a sede do Semeador era em um imóvel no bairro Messejana em Fortaleza-Ce, porém, em 2012 transferimos a sede para o distrito de Paripueira em Beberibe-Ce, com escritório em Fortaleza-Ce, onde trabalhamos até os dias atuais.

QUEM SOMOS

Início
Atualmente
Início

A MISSÃO

Promover o desenvolvimento humano pela melhoria contínua da qualidade de vida, através de ações de caráter filantrópico, filosófico e holístico nas áreas de educação, artes,  apoio ao idoso, capacitação ao trabalho e comercialização da produção; atuando junto às comunidades carentes de nossa sociedade com o resgate de consciência da saúde física, mental, emocional, espiritual, comunitária e ecológica; nas diferentes dimensões da realidade: biológica, socioeconômica, histórico-política e cultural.